Família Lado a Lado 2015


cartaz familia do lado 2015Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro de Acolhimento João Paulo II – Cbr, através do Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante e em parceria com Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P ) e apoio do FEINPT dinamiza a 4ª Edição da Família do Lado, com o intuito de promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos comunidades imigrantes e sociedade autóctone – enquanto estratégia para a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da interculturalidade e da diversidade cultural.

Para isso, uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da Família Anfitriã, como forma de acolhimento do “Outro”.

Em 2012, 2013 e 2014  Portugal foi o país que reuniu o maior número de encontros (242), onde estiveram presentes: 559 Famílias , das quais 309 famílias eram imigrantes e 250 famílias autóctones. No total, o projecto envolveu 1.717 Participantes e 232 voluntários.

A iniciativa realizar-se-á no dia 22 de Novembro de 2015,às 13:00h em várias cidades de Portugal e demais países que para além da República Checa e Espanha, venham a associar-se.

Aceitamos inscrições de voluntários que queiram participar como Assistentes neste Projecto até dia 09 de Novembro, mediando a relação entre as famílias autóctones e estrangeiras. As Famílias nacionais e estrangeiras interessadas em participar devem contactar-nos até dia 13 de Novembro.

Assim sendo, perante o exposto agradecemos que nos ajudem a divulgar este Projecto para que possíveis interessados se possam inscrever e assim, contribuirmos para uma maior diversidade intercultural.

Em anexo, seguem cartaz.

Gratos pelo atenção que vier a ser dada, os nossos melhores cumprimentos

Teresa Sousa 

Bruno Mateus

Guida Figueira

(Para mais informações contactem-nos através dos nºs 239404483 /927816920 ou através dos emails: 

intervencaosocial@cajp2cbr.pt/gabapoioimigrante@cajp2cbr.pt/apoiosocialimigrante@cajp2cbr.pt)